3.5 Numérica com dados gerados

Agora, utilizaremos o processo de geração de dados com uma resposta do tipo numérica. Na figura abaixo, são mostradas 4 versões da mesma questão gerada a partir da escolha aleatória dos valores:

Questões do tipo numérica (*num*) criadas a partir de dados aleatórios. Estão apresentadas 4 versões do mesmo exercício.

Figura 3.5: Questões do tipo numérica (num) criadas a partir de dados aleatórios. Estão apresentadas 4 versões do mesmo exercício.

Fonte da figura: O autor

E o texto em RMarkdown:

```{r dgp, include = FALSE} 
library(exams)
library(magrittr)
library(knitr)
options(scipen = 999) #prevent scientific notation 

## RANDOM DATA 
a <- 30:80 %>% sample(1) #numerador
b <- 2:9 %>% sample(1)   #denominador

## SOLUTION
x = a / b %>% round(2)
``` 
Question
========
Qual é o resultado da divisão de `r a`  por `r b`?  

$\frac{`r a`}{`r b`} = ?$

Solution
========
A divisão de `r a` por `r b` é igual a `r x` 

$\frac{`r a`}{`r b`} = `r x`$

Meta-information
================
exname: divisao
extype: num
exsolution: `r x`
extol: `r x * 0.10`

download exemplo num-dgp.Rmd

A partir de ## RANDOM DATA, é criado um objeto a (numerador) que contém um número aleatoriamente escolhido entre 30 e 80. O objeto b (denominador) contém um número aleatoriamente escolhido entre 2 e 9.

Em ## SOLUTION, é efetuada a operação de divisão: x = a / b e o resultado arredondado para a segunda casa decimal round(2).

Na marcação Question, após o cabeçalho da questão, temos um trecho de código para escrever a equação: $\frac{`r a`}{`r b`} = ?$, cujo resultado é \(\frac{30}{5} = ?\). Aqui, usamos o código em Latex para escrever fórmulas matemáticas, que é muito versátil para isso. O código em Latex deve ser colocado entre símbolos ´$´ (cifrão).

Partindo para o fim do código, em exsolution usamos o código `r x` para descrever a solução, e em extol definimos uma tolerância de 10% para o intervalo da resposta.